ENÓLOGOS

Os enólogos Anselmo Mendes e Diogo Lopes partilham a mesma paixão e fazem a equipa perfeita, conjugando dedicação, arte e prazer na hora de fazer nascer os nossos vinhos.

No ano de 2010 aceitaram este ambicioso desafio lançado pela família Alves: criar um projeto de raiz em Torres Vedras, capaz de elevar os vinhos da região de Lisboa a um patamar de excelência. Na base da sua resposta positiva esteve o facto de acreditarem que a combinação de fatores únicos como a influência atlântica, a orografia do terreno, os solos argilo-calcários e a utilização de castas selecionadas permite criar vinhos modernos e originais, capazes de fazer deste um projeto de sucesso não só em Portugal mas também no estrangeiro.

Dois enólogos, uma equipa, a mesma paixão.

anselmo

ANSELMO MENDES


Nasceu em Monção, em 1962, numa família ligada à agricultura e à vinha. Licenciado em Engenharia Agro-Industrial, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, começou a carreira de enólogo em 1988, na Região dos Vinhos Verdes, dedicando particular atenção ao potencial da mais nobre casta branca portuguesa: o Alvarinho. Com uma pós-graduação em enologia na Escola Superior de Biotecnologia do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, Anselmo Mendes seria reconhecido em Portugal como Enólogo do Ano, em 1998, apenas dez anos depois de começar a sua carreira. A Revista de Vinhos também o considerou Produtor do Ano (2011) e o semanário Expresso incluiu-o em 2012 na lista de 100 personalidades mais influentes do País. Está entre os melhores enólogos de Portugal, segundo a Parker`s Wine Buyer`s Guide. Apaixonado pelo estudo das particularidades que cada casta exprime em diferentes solos e climas, Anselmo Mendes assumiu em 2010 o projeto AdegaMãe.

“(..) com a família Alves, aprendi a questionar o inquestionável (…)”

diogolopes

DIOGO LOPES


Nasceu em Lisboa, em 1978. As origens familiares beirãs despertaram laços muito fortes com a agricultura, levando à licenciatura em engenharia agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, em 2004. Durante a sua formação fez diversos estágios de vindima pelas principais regiões portuguesas (Vinhos Verdes, Douro e Alentejo) e em 2003, estagiou em Napa Valley, Califórnia. Começou a sua carreira profissional ao lado de Anselmo Mendes, na região do Alentejo em 2005. Em 2009 concluiu uma pós-graduação em enologia, pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. É um apaixonado pela experimentação de novas castas, procurando interpretações originais mesmo para os vinhos mais conhecidos. Um dos enólogos de refêrencia portugueses da nova geração, assumiu em 2010, juntamente com o seu mestre Anselmo Mendes, a enologia da AdegaMãe

“(…) só com dedicação aos detalhes é que podemos atingir a excelência (…)”

Para avançar deverá ter idade legal para consumir bebidas alcoólicas no país em que se encontra