Nasceu em São Pedro da Cadeira, freguesia do concelho de Torres Vedras, numa família ligada ao campo. O seu pai era já um produtor de vinho, numa tradicional adega de taberna, que geria juntamente com uma mercearia. E foi precisamente ao lado do seu pai, enquanto criança e adolescente, que aprendeu o exemplo de resiliência, os fundamentos do negócio e a paixão por dois produtos específicos: o bacalhau e o vinho. Coincidência, mais tarde fundou a Riberalves, hoje a empresa portuguesa líder no sector do bacalhau; e a um passo da terra onde nasceu, viria a construir a AdegaMãe, celebrando assim toda a herança familiar.
É um apaixonado por vinhos, arquitetura e desenvolvimento de marcas. E fundiu essas paixões ao assumir o projeto de erguer uma adega que pudesse celebrar a tradição vitivinícola da Região Oeste de Portugal, tão presente na família. Bernardo Alves viajou por algumas das mais importantes regiões vínicas mundiais, em busca dos exemplos de inspiração para aquilo que é hoje a AdegaMãe, um espaço que conjuga, da melhor forma, a produção de vinho e o enoturismo. Ao mesmo tempo, fez nascer as marcas emblemáticas associadas à casa. Administrador do Grupo Riberalves, e também com experiência no desenvolvimento de empresas no sector imobiliário e do café, é um devoto dos vinhos frescos, elegantes e minerais nascidos junto à costa atlântica.
Nasceu em Lisboa, em 1978. Experimentalista, partilha com a sua grande referência, Anselmo Mendes, a convicção de que os vinhos devem ser expressão genuína da região onde nascem. Na AdegaMãe, iniciou em 2010 a experimentação das grandes castas nacionais e internacionais, à procura das que melhor se afirmam no clima fresco e atlântico da Região de Lisboa. Despertou para o mundo do vinho graças às origens familiares beirãs e licenciou-se em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, em 2004. Durante a sua formação fez diversos estágios de vindima pelas principais regiões portuguesas (Vinhos Verdes, Douro e Alentejo) e em 2003 estagiou em Napa Valley, Califórnia. Começou a carreira profissional na região do Alentejo, em 2005. Em 2009 concluiu uma pós-graduação em enologia, pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Consultor nas regiões de vinhos de Lisboa, Alentejo, Douro e Açores, afirmou-se como um dos enólogos de referência na nova geração em Portugal.
Um dos mais reputados enólogos portugueses. Nasceu em Monção, em 1962, numa família ligada à agricultura e à vinha. Licenciado em Engenharia Agro-Industrial, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, começou a carreira de enólogo em 1988, na Região dos Vinhos Verdes, dedicando particular atenção ao potencial da mais nobre casta branca portuguesa: o Alvarinho. Com uma pós-graduação em enologia na Escola Superior de Biotecnologia do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, Anselmo Mendes seria reconhecido em Portugal como Enólogo do Ano, em 1998, apenas dez anos depois de começar a sua carreira. A Revista de Vinhos também o considerou Produtor do Ano (2011) e o semanário Expresso incluiu-o em 2012 na lista de 100 personalidades mais influentes do País. É um apaixonado pelo estudo das particularidades que cada casta exprime em diferentes solos e climas.
Subscreva à nossa newsletter e receba ofertas exclusivas