Prémios Revista de Vinhos. AdegaMãe em destaque no “Melhor de Portugal”
Fevereiro 10, 2021
A cerimónia Melhores do Ano 2020, organizada pela Revista de Vinhos neste início de Fevereiro, veio mais uma vez destacar a AdegaMãe, ao eleger cinco vinhos oriundos do terroir atlântico de Lisboa para a categoria “Melhor de Portugal”.
Desde logo, os dois topos-de-gama AdegaMãe Terroir Branco 2016 e AdegaMãe Terroir Tinto 2015, vinhos nascidos apenas em anos de qualidade excecional, foram pontuados cada um com 18 pontos. Estes vinhos, produções de grande exclusividade, são a expressão máxima do terroir atlântico da AdegaMãe.
Com os mesmos 18 pontos foi destacado, ainda, o AdegaMãe 221, da colheita de 2015, um lote que funde o melhor Alvarinho da Região de Lisboa com o melhor Alvarinho dos Vinhos Verdes, numa experiência assinada pelos enólogos Diogo Lopes e Anselmo Mendes. 221, numa referência a duas regiões, dois enólogos, uma casta, honrando a viagem da variedade rainha dos brancos portugueses.
Ainda no domínio dos vinhos brancos, a AdegaMãe colheu 17,5 pontos para o Riesling Late Release 2015, o surpreendente varietal colocado no mercado à entrada do Verão de 2020, com esta entusiasmante casta a revelar, em pleno terroir altântico, um perfil de grande complexidade, em harmonia com os seus atributos bem particulares, nomeadamente, a sua acidez distinta.
De salientar – e isto apesar de o vinho ainda não estar no mercado – que a Revista de Vinhos destacou com os mesmos 17,5 pontos o AdegaMãe Vital 2018.
A prova antecipada deste monocasta, numa oportunidade de reportagem em plena AdegaMãe, só vem criar ainda mais entusiasmo em torno do que aí vem. Trata-se do primeiro Vital produzido na casa, com uvas de uma vinha velha de encosta identificada em plena Serra de Montejunto. O lote final integra técnicas de vinificações distintas, experimentadas pelo enólogo Diogo Lopes.Para lançar no decorrer de 2021.