Diogo Lopes é o Enólogo do Ano em Portugal

Diogo Lopes é o Enólogo do Ano em Portugal

Março 28, 2023

O enólogo da AdegaMãe, Diogo Lopes, foi distinguido pela Revista Vinho Grandes Escolhas como o Enólogo do Ano 2022 em Portugal.

 

Apaixonado pelo estudo das castas e da sua expressão nos diferentes terroirs, Diogo Lopes é o enólogo de referência da nova geração em Portugal. Nasceu em Lisboa, em 1978, mas as suas raízes têm origens beirãs, perto da Serra da Estrela.

 

Em criança foi precisamente o regresso à Beira, no final de cada verão, que lhe marcou a vida: aí acompanhava o seu avô na vindima. Foi com naturalidade, portanto, que Diogo Lopes seguiu o caminho da Engenharia Agronómica, no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, onde entrou em 1999. Durante a sua formação fez também diversos estágios pelas principais regiões portuguesas (Vinhos Verdes, Douro e Alentejo) e em 2003 trabalhou em Napa Valley, Califórnia. Começou a carreira profissional na região do Alentejo, em 2005. Em 2009 concluiu uma pós-graduação em enologia e, em 2010, chegou à AdegaMãe acompanhado pelo seu “Mestre” e inspiração, Anselmo Mendes.

 

Experimentalista, encara os vinhos enquanto expressão genuína da região onde nascem. Na AdegaMãe, lançou-se desde o início na observação das grandes castas nacionais e internacionais, à procura das que melhor se diferenciam no clima fresco e atlântico da Região de Lisboa. E assim começou a desenhar vinhos singulares, nas diferentes gamas – ao ponto de conquistar para a Região de Lisboa, por exemplo, o primeiro prémio Excelência para um vinho branco.

 

Com Diogo Lopes, a AdegaMãe alcançou ainda o prémio de Produtor do Ano, logo em 2005; sedimentou uma gama de brancos reconhecida como uma das melhores de Portugal; e fez prova de que a Região de Lisboa carrega, igualmente, um enorme potencial no domínio dos tintos e dos espumantes.

 

Apaixonado por enologia, continua a viajar as grandes regiões do mundo, à procura e em partilha das melhores práticas. Procura sempre desconstruir um certo conservadorismo tradicionalmente associado ao setor do vinho – porque o vinho é para ser apreciado pela generalidades das pessoas. E é precisamente isso que faz no blogue diogowinemaker.pt, onde concretiza ainda outras paixões, como as viagens e gastronomia.

 

Hoje consultor nas regiões de vinhos de Lisboa, Alentejo, Douro, Vinhos Verdes e Açores, a sua assinatura define-o: Making wine for a living and loving it.