Sal na Adega é o Melhor Restaurante de Enoturismo em Portugal

Sal na Adega é o Melhor Restaurante de Enoturismo em Portugal

Maio 31, 2024

O restaurante da AdegaMãe, o Sal na Adega, foi eleito como o Melhor Restaurante de 2024 nos prémios nacionais de enoturismo, atribuídos pela associação do setor, a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo.

 

A distinção foi conhecida no dia 24 maio, na gala anual da APENO, e chega apenas quatro anos depois da inauguração do restaurante, cuja cozinha é liderada pelo chef Tiago Fitas, e que veio apresentar-se enquanto um palco de interpretação da cozinha tradicional portuguesa, em harmonização com os vinhos elegantes, frescos e minerais, nascidos no terroir atlântico da AdegaMãe.

 

O restaurante Sal na Adega surge num espaço único, em pleno rooftop do edifício da AdegaMãe, numa área funcional e requintada, desenhada com o objetivo de proporcionar as melhores experiências em torno da gastronomia e do vinho. O espaço é complementado com um winebar e uma loja, e orientado para a extraordinária paisagem de vinhas que domina a região.  

 

“A nossa visão sempre foi olhar o enoturismo como muito mais do que um produto. O enoturismo é o melhor embaixador da nossa marca, do nosso vinho e da nossa região. Não concebemos uma adega sem que esta esteja disponível 365 dias por ano, aberta às pessoas, à experiência das visitas, das provas e das harmonizações gastronómicas”, afirma Bernardo Alves, director-geral da AdegaMãe.

Na carta do restaurante Sal na Adega evoca-se desde logo o produto de mar. A vocação atlântica, pela geografia, pelo terroir vínico ou até pela ligação ao Grupo Riberalves, é inspiradora dos mais diversos pratos de bacalhau, de polvos da costa, ou de outros peixes. Mas surgem também as carnes, num serviço permanentemente desafiado pelos vinhos do enólogo Diogo Lopes (cerca de 30 referências disponíveis, entre brancos, tintos, rosés e espumantes, entre vinhos de lote e monocastas, colheitas tardias, entre outros).